Redação
Acontece nesta quarta-feira (11), em Barra do Garças, o Simpósio Internacional do Centenário do Desaparecimento do Coronel Fawcett. O evento será realizado a partir das 19h, no Centro Cultural Valdon Varjão, e marca os 100 anos do sumiço do lendário explorador britânico na região do Araguaia.
Entre os destaques da programação está o relançamento do livro "Cidades Invisíveis – Minha versão do caso Fawcett – Primeira Parte", da jornalista e documentarista italiana Margherita Detomas. A obra apresenta uma nova leitura sobre o desaparecimento do coronel, baseada em documentos inéditos e relatos históricos pouco conhecidos.
Durante o simpósio, o público terá acesso às últimas cartas enviadas por Fawcett, escritas no fim de maio de 1925, além de detalhes sobre sua expedição por Mato Grosso e sua relação com o Centro-Oeste brasileiro.
Pesquisadores do Brasil e da Europa participarão do evento, que também contará com a presença de representantes da ilha italiana da Sardenha, reforçando o caráter internacional do simpósio e promovendo o intercâmbio de saberes sobre o enigma que ainda desperta curiosidade em todo o mundo.
A iniciativa é do Instituto Napur e de Margherita Detomas, com apoio da Prefeitura de Barra do Garças, Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Câmara Municipal, Instituto Mutirum e Alcartes.
A entrada é gratuita, mediante a doação solidária de 1 kg de alimento não perecível, cobertor ou fralda.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !